quarta-feira, 16 de maio de 2012

Etapa concluída

É pessoal!
Chegamos ao final de mais uma etapa...
Concluímos o Curso Práticas de Leitura e Escrita em Contexto Digital na Contemporaneidade.
Foi um curso muito proveitoso, em que pudemos trocar experiências e opiniões acerca de diversos assuntos envolvendo a Leitura e Escrita.
Como atividade final, cada integrante do grupo deveria escrever um relato reflexivo sobre o processo que vivenciou neste curso.
Agradeço, em nome do meu grupo, às leituras de vocês, à Tutora Tatiana, que não nos deixou desanimar no decorrer do curso, mesmo com tantos obstáculos que aparecem a nossa frente.

Obrigada a todos...

Segue, então o meu relato reflexivo:

"Este curso foi de grande valia para meu trabalho. Sou professora de Língua Portuguesa, estou atualmente na Coordenação Pedagógica e os assuntos abordados são e serão ainda muito trabalhados em HTPCs. São temas atuais e que ainda geram algumas dúvidas e muitas discussões e debates sobre o uso da internet em sala de aula.
A construção do blog e o compartilhar com meu grupo, foi uma experiência até então desconhecida, porém muito prazerosa. É muito interessante postar informações que serão lidas e comentadas por outras pessoas, dos mais variados lugares e, às vezes, com objetivos tão diferentes dos nossos, mas com experiências enriquecedoras que contribuirão para a nossa formação.
As discussões nos fóruns foram muito proveitosas. Nem sempre conseguia responder a todas as opiniões das quais concordava ou discordava, contudo, houve uma interação e pudemos conversar um pouco sobre nossos pontos de vistas.
Esse curso foi muito bem assessorado. Com a presença marcante e constante da Tutora Tatiana, muitas dúvidas foram esclarecidas, além de ela ser o elo, o vínculo entre os cursistas, não nos deixando esmorecer ou desistir de nossa prática de leitura e escrita em contexto digital."

quinta-feira, 3 de maio de 2012


Aqui vai o meu trabalho como cursista do Leitura e Escrita em contexto digital:

Caso de polícia
Foi encontrado morto, ontem , na porta da casa do investigador Celso Antunes, situada na rua Cubas de Mendonça n° 41 no Bairro do Jardim Iguatemi, Zona Leste de São Paulo, um indivíduo conhecido com Tatau, era um ex-traficante, do Morro do Sabão, Jardim Santo André, também na zona Leste.Tatau  que tentava a regeneração, estava em busca de largar o vício e o mundo do crime ia sempre ao apartamento do investigador para ajudá-lo com informações sobre o morro e em troca disso, recebia os privilégios da “Delação Premiada”. Mas ele não sabia que o seu paradeiro estava sendo investigado pelo chefe do trafico do Morro do Molhado,situado no Jardim santo André, ZL,  o menor J.C.L que sem perder tempo, não esperou ser entregue pelo “cagueta” e o enforcou dando a famosa gravata, até Tatau cair sem ar no chão. O investigador está em busca do menor que deixou o RG no local do crime, antes de se evadir do local.  O delegado Alves Penteado da  49° DP está investigando o caso e já tem pistas que o levam ao assassino, mas prefere agir com cautela para não atrapalhar as investigações.

Paula Munhoz

terça-feira, 1 de maio de 2012

Moradora do bairro Alto Alegre encontra cadáver na soleira de sua porta


            No dia 28 de abril, às 7horas da manhã, a Polícia Militar de Espírito Santo do Pinhal é surpreendida por um telefonema estranho de uma jovem moradora do bairro Alto Alegre.

            A menor, ACZ 17, muito nervosa e conta aos soldados Pires e Peixoto que, nesse dia, havia acordado mais tarde por ter perdido a hora. Sendo assim, ao abrir os olhos, consulta o horário e percebe que já eram 6h30min da manhã. Levanta-se apressadamente, vai ao banheiro, escova os dentes, lava o rosto e assusta-se quando ouve a campainha tocando.

Pensando que poderia ser sua vizinha que habitualmente a chamava para ir à escola e, como estava atrasada, enxuga-se às pressas, sai do banheiro, caminha até a porta, destranca a fechadura e abre a porta.

            Foi nesse momento que a testemunha vê um homem caído na soleira. Este homem apresentava ter de cerca de 40 anos, branco, cabelos, castanho–escuro, cerca de 1,80m de altura. A menor olha ao redor, mas percebe que não havia mais ninguém nas proximidades.

            Sendo assim, abaixa-se, toca-o com os dedos  e percebe que se trata de um cadáver, pois o corpo já está frio e rígido.

            Com o cadáver de um homem a sua porta, ela corre para o telefone e disca o número da central de polícia, avisando sobre o ocorrido.

Com a chegada dos PMs no local, há a averiguação de um homicídio. O homem está morto devido a um tiro, supostamente à queima roupa.

O caso foi levado até a 92ª DP, onde o delegado, Sr. Sérgio Duarte lavra o auto infracional. O IML da cidade de São João da Boa Vista e o médico legista são acionados e realizam as perícias necessárias.

A menor ACZ presta depoimento e até o fechamento desta edição, nenhum suspeito foi preso.

Atividade - Produção de Notícia para jornal popular

Caros leitores, o nosso curso vem aproveitando todas as oportunidades possíveis para utilizarmos as Práticas de Leitura e Escrita. Desta vez, cada grupo teve o desafio de produzir um diferente gênero textual, utilizando a mesma leitura base.
 Isso serviu para nos mostrar o quanto somos diferentes e criativos em nossas produções: um mesmo texto deu origem a diferentes textos em seus mais variados aspectos e particularidades, mostrando um pouquinho do estilo de escrita de cada autor.
Nosso grupo ficou responsável por produzir uma notícia para um jornal popular. Tínhamos que atentar para a linguagem, o foco narrativo e as palavras características do gênero (notícia).
Nos próximos dias estaremos compartilhando com vocês nossas produções.
Que elas agradem a todos.
Boa Leitura